Browsing: Blogs

[:pb]Aqui você encontra todos os posts dos blogs da Página22 – Da Redação, P22 Indica e Coletivo Sustentável – além de coberturas especiais e dicas de eventos, cursos, editais e vagas de trabalho na área de sustentabilidade[:]

Lançado hoje pelo Fórum Econômico Mundial, o relatório “Cerrado: Produção e Proteção” recomenda abordagem de múltiplos atores voltada à proteção da rica biodiversidade da região e ao aumento da produtividade agrícola de forma sustentável, garantindo a segurança alimentar e o crescimento econômico. As taxas de desmatamento no bioma, que conta com poucas áreas protegidas, aumentaram 43% no ano passado, em contraste com um declínio de 50% na Amazônia.

Com lançamento marcado para 24 de janeiro, na sede da Embrapa, em Brasília, o curso EaD “Semeando Florestas em Terras Indígenas” integra projeto homônimo voltado a estimular os povos originários a reflorestar suas terras degradadas. A meta inicial é plantar 1 milhão de árvores por ano. Esta é uma iniciativa do Parlamento Indígena (Parlaíndio) e da Associação Metareilá do Povo Paiter Suruí, com parceria técnica da Embrapa Florestas e apoio da Embaixada da França no Brasil.

BRF e JBS empataram com Pamplona em primeiro lugar, após anunciarem sistema de gestação menos cruel para novas unidades. A Aurora, terceira maior produtora, ainda não assumiu nenhum compromisso em migrar para a gestação coletiva, enquanto a Frimesa obteve a classificação mais baixa. Banidas no Reino Unido e outros países, as gaiolas de gestação são amplamente usadas nas empresas brasileiras, que também mantêm procedimentos dolorosos, segundo a ONG Sinergia Animal

Finanças Verdes: Apesar do potencial e de avanços recentes, o País enfrenta entraves para ampliar a oferta e adesão de instrumentos para financiar a descarbonização, aponta pesquisa da Deloitte e AYA Earth Partners, divulgada às vésperas da COP 28. Muitas organizações não conhecem os seus verdadeiros impactos na mudança climática; e menos ainda mecanismos de financiamento verde disponíveis para apoiar na mitigação, adaptação e reparação climática. Em algumas, nem sequer se sabe como acessá-los.

Segundo o WWF, o custo da vida útil do plástico é 10 vezes maior para países de baixa renda, embora estes consumam quase três vezes menos plástico per capita do que os países mais ricos. Conheça três desigualdades estruturais que prejudicam os mais pobres.

As emissões das 20 maiores companhias de carne e leite do mundo aumentaram 3,28% entre 2022 e 2023. No Brasil, a JBS caiu na pontuação da FAIRR, enquanto a Minerva subiu e a Marfrig manteve-se como a única brasileira de baixo risco para investidores, segundo critérios ESG. Os investidores elogiaram a melhora na transparência de dados, com 40% das empresas informando suas emissões de Escopo 3

As principais avenidas da cidade foram erguidas sobre cursos d’água, e as inundações, na realidade, são a tentativa da natureza de retomar seus espaços originais nos períodos de chuva. Três mil quilômetros de rios e córregos fluem de forma invisível por baixo de avenidas, ruas e becos.

Mas uma exposição vai revelar esses cursos d’água ao público. Até o dia 15 de janeiro de 2024, o Centro Cultural Fiesp, na Avenida Paulista, em São Paulo recebe a Mostra Rios e Ruas, com o objetivo de mostrar a interação entre os elementos naturais e urbanos no contexto metropolitano.