Do PDF ao WWF

wwfA organização WWF acaba de desenvolver uma ferramenta para impedir aquela impressão desnecessária, muitas vezes vítima de um clique desavisado ou do simples hábito de imprimir coisas. Trata-se de um formato específico de arquivo que não permite que o documento seja encaminhado à impressora.

Para usar o formato WWF, basta baixar e instalar um pequeno programinha. Na hora de salvar os arquivos, a opção “Save as WWF” aparecerá como uma das alternativas – o processo é parecido ao do PDF. O software também conta com versões em espanhol, françês e alemão.

Ao final de cada um dos textos salvos como WWF, é inserida uma página explicativa sobre os propósitos do novo formato. A função pode ser desativada a qualquer momento, mas serve para que os usuários de primeira viagem sejam incentivados a adotá-lo.

“Papeis são indiscriminadamente usados para imprimir documentos no mundo inteiro: páginas de websites, e-mails ou mesmo livros inteiros”, afirma a organização. Hoje, cerca de metade das árvores cortadas no mundo são destinadas à fabricação de papel.

O software é gratuito. À direita, veja o vídeo explicativo do recurso (em inglês).